03.dez.2025



Em resumo, quando alguém fala em patologia objetiva, quando alguém acha que a observação anatômica e histológica, que o teste fisiológico, que o exame bacteriológico são métodos que permitem fazer cientificamente o diagnóstico da doença até mesmo - segundo alguns - sem nenhum interrogatório nem exploração clínica, este alguém está sendo vítima, na nossa opinião, da mais grave confusão do ponto de vista filosófico e, às vezes, da mais perigosa, do ponto de vista terapêutico. Um microscópio, um termômetro, um caldo de cultura não podem conhecer uma Medicina que o médico porventura ignore. Fornecem apenas, um resultado. Este resultado não tem, por si, nenhum valor diagnóstico. Para fazer um diagnóstico é preciso observar o comportamento do doente.

Georges Canguilhem (O Normal e o Patológico)

Leia mais

Você sabia que o compositor brasileiro Joubert de Carvalho, autor de canções como "Maringá" e "Ta-hi", foi também médico?

Conheça aqui algumas pessoas de formação em Medicina, mas que ficaram famosas em outras profissões.

ecos
Antropologia médica Cura Filosofia Filosofia e Medicina Formação em saúde Médicos e Máquinas Política de Saúde Relação Médico-Paciente Saúde pública Sociologia médica
Saúde pública



Não há investimento melhor para qualquer comunidade do que pôr leite em bebês. Cidadãos saudáveis são o maior bem que qualquer país possa ter.
Winston Churchill (1874-1965) (Um Plano de Quatro Anos. Discurso no Rádio, 21.3.1943)

Busca avançada de textos:











Home | Links de Interesse | Direitos de Uso

Desenvolvido por Canvas Webhouse
2007 - Todos os direitos reservados - Luiz Roberto Londres