As ações da Medicina ligam essas duas pessoas (médico e paciente). É a natureza dessa ação na presença da relação de cura que dá à Medicina um caráter especial dentre as atividades humanas.
Pellegrino & Thomasma (A Philosophical Basis of Medical Practice)
... O tempo é fundamental na relação médico-paciente. Para o doente, é muito mais importante o tempo psicológico do que o tempo do relógio.
Genival Velloso de França (Flagrantes Médico-Legais)
A Medicina de hoje transforma o médico num especialista frio e impessoal, que recebe seus clientes transferidos, muitas vezes, daqueles com quem mantinham laços fraternais que uniam as famílias e as aconselhavam.
Genival Velloso de França (Flagrantes Médico-Legais)
Hoje já não vivemos a época em que a ciência médica era apenas uma arte pessoal e íntima, numa relação estreita entre médico e paciente. A sociedade interveio entre um e outro e a Medicina socializou-se.
Genival Velloso de França (Flagrantes Médico-Legais)
... Devemos todos ter em mente que o remédio mais usado em medicina é o próprio médico, o qual, como os demais medicamentos, precisa ser conhecido em sua posologia, reações adversas e toxidade.
Michael Balint (O médico, seu paciente e a doença)
Quando nos toma o pulso, o médico confere o relógio.
Mário da Silva Brito (Cartola de Mágico)
Quando o doutor escreve a receita, olha-nos uma última vez para ver se põe um remédio dos caros ou dos baratos.
Ramón Gómez de La Serna (1888-1963) (Greguerías)
Muitas vezes existe a obrigação, para os médicos, de soltarem conscientemente tolices para salvarem a honra ou a vida das pessoas sãs que se encontram em volta do doente.
Honoré de Balzac (1799-1850) (César Birotteau)
Se vosso médico não acha bom que durmais, que useis vinho ou tal carne, não vos preocupeis: encontrar-vos-ei outro que não será da opinião dele.
Michel de Montaigne (1533-1592) (Ensaios: Da Experiência)
Um por cento de terapêutica, noventa e nove de nomenclatura.
Millôr Fernandes (Dicionário de Idéias Imediatas)
Por mais que acerte quanto às doenças, isto não o impedirá de fracassar com relação aos portadores dessas doenças, cada um dos quais desempenha o seu papel de doente conforme não só a sua constituição e a sua experiência, como diria um psicanalista, porém conforme também a sua situação, as suas situações e as relações atuais com a família e com a comunidade.
Gilberto Freyre (Médicos, Doentes e Contextos Sociais)
Apenas uma abordagem da dor era, no entanto, impensável: a que visa fazê-la desaparecer.
Ivan Illich (A Expropriação da Saúde)
O paciente é reduzido ao papel de objeto que se conserta, mesmo que não tenha qualquer possibilidade de sair da oficina - esqueceram-se de que ele poderia ser uma pessoa a quem se ajudaria a curar, ou a capengar a seu modo na natureza.
Ivan Illich (A Expropriação da Saúde)
O médico que vê o seu papel apenas como curador de doenças ou lutador contra a morte fica, geralmente, sem esperanças. O médico que sabe ser sua função ajudar os enfermos ao limite de sua habilidade tem condições de oferecer algo ao paciente.
Eric Cassell (The Healer's Art)
As decisões tomadas pelo médico são, freqüentemente tomadas baseadas em probabilidades, algumas vezes incluindo a possibilidade de conseqüências terríveis. O resultado é que a dúvida é uma companheira constante do médico, dúvidas e medos que, exceto em raras circunstâncias, não podem ser compartilhados com o paciente.
Eric Cassell (The Healer's Art)
O que se requer do médico é que ele esteja preparado para aceitar que um sentimento seu, interior, possa estar vindo do paciente.
Eric Cassell (The Healer's Art)
Eu estou sugerindo que um paciente esclarecido é aquele no qual o processo consciente foi conectado com o processo corporal.
Eric Cassell (The Healer's Art)
Enquanto seu papel como curadores de doença é bem conhecido, seu papel como cuidadores (de pessoas) permanece obscuro.
Eric Cassell (The Healer's Art)
A maior queixa das pessoas a respeito de seus médicos é de que eles não as ouvem. Ouvir significa não apenas quais os seus sintomas, mas também o que eles significam para os pacientes.
Eric Cassell (The Healer's Art)
Mas, para que a informação seja útil, o médico precisa compreender as preocupações do paciente - compreender não apenas qual é a questão, mas o que a questão significa.
Eric Cassell (The Healer's Art)
O médico tem a tendência a esquecer que são os doentes que chamam o médico.
Georges Canguilhem (O Normal e o Patológico)
É impossível para o médico compreender a experiência vivida pelo doente a partir do relato dos pacientes. Porque aquilo que exprimem por conceitos usuais não é sua experiência direta, mas sua interpretação de uma experiência para a qual não dispõem de conceitos adequados.
Georges Canguilhem (O Normal e o Patológico)
E aqueles que não ouvem são empíricos, independente das facilidades técnicas sob seu comando.
Lester S.King (Medical Thinking)
Mesmo que os médicos cientistas estudem os aspectos da doença, seu interesse está mais nas inter-relações entre os fenômenos do que na imediata conexão com o paciente enfermo.
Lester S.King (Medical Thinking)
... Como médicos atuantes, se preocupavam com pacientes específicos e seus cuidados. Como cientistas, com generalizações, explanações e teorias.
Lester S.King (Medical Thinking)
O paradoxo de haver um problema que é diferente para médico e paciente cria não apenas a dificuldade de se reconciliar os interesses de paciente e médico, mas também uma perplexidade filosófica no que concerne a qual o tipo de problema que fornece a racionalidade para a transação médico-paciente e que, mais genericamente, define a meta da Medicina.
John Ladd (The Internal Morality of Medicine)
Uma vez que há um considerável desequilíbrio de poder em favor do médico, mesmo na mais apropriada relação terapêutica, o paciente se encontra duplamente em risco nas mãos de um médico imoral.
Albert R. Jonsen (The Clinical Encounter - The Moral Fiber of the Patient-Physician Relationship)
O macro-cosmo da área da saúde é feito de micro-cosmos das relações terapêuticas.
Albert R. Jonsen (The Clinical Encounter - The Moral Fiber of the Patient-Physician Relationship)
As diferenças idiossincrásicas apresentadas por diferentes pacientes são vistas, por alguns médicos, como obstruções ao processo diagnóstico em vez de uma parte inerente do diagnóstico.
Eric Cassell (The Subjective in Clinical Judgement)
Em diversas ocasiões, ele expressou seu ponto de vista de que as curas das doenças orgânicas que ele trouxe eram devidas essencialmente, não ao tratamento que ele usou, mas à fé do paciente na efetividade do tratamento e ao conforto fornecido por um bom cuidado de enfermagem.
Norman Cousins (Anatomia de uma Doença)
|
|