Quem é Luiz Roberto Londres
Poeta, filósofo, pai de sete filhos, fã de
Jacques Brel e, acima de tudo, MÉDICO. Esse homem de tantas faces é Luiz Roberto Londres, que nasceu em 7 de dezembro de 1940, no Rio de Janeiro. Herdou do pai, o cardiologista Genival Londres, a "veia" médica. Passou para medicina em primeiro lugar no vestibular da Universidade do Brasil - hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro - (UFRJ).
Após a faculdade, Luiz Roberto trabalhou como cardiologista em hospitais públicos do Rio de Janeiro. O mesmo coração que o instigou a ser médico o levou a transformar a Clínica de Repouso São Vicente em um hospital - hoje um dos mais conceituados do Rio de Janeiro. Por causa da clínica, deixou a prática médica e dedicou-se ao estudo da teoria da medicina. Mais tarde, em busca de embasamento filosófico, foi fazer mestrado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. A tese de conclusão de curso foi sobre o encontro médico e se encontra publicada no livro "Iátrica: a Arte Clínica - Ensaios Sobre a Teoria da Prática Médica".
A facilidade para falar didaticamente sobre filosofia, medicina e jornalismo também faz com que o "doutor Londres" ministre aulas e palestras. Em 1989, Luiz Roberto fez MBA em Administração Hospitalar pelo Coppead/UFRJ (Coordenação de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Atualmente, dirige a
Clínica São Vicente, que possui conduta voltada para melhorar as relações entre o médico e o paciente. Para ele, a medicina é uma arte. Por isso, luta para que ela se mantenha dentro de sua real vocação, sem perder os seus princípios.
Conheça os "
heróis" de Luiz Roberto Londres.