O Sonho e a Realidade
por Luiz Roberto Londres
Com freqüência não conseguimos distinguir as peculiaridades do campo do sonho e do campo da realidade. Para alguns existem em uma mistura perigosa e alienante; para outros tantos são campos totalmente diferentes e por vezes incompatíveis, desaguando seja na frieza do dia a dia sem alma, seja na loucura do sonho descolado da vida prática.
O momento da formatura para uma atividade profissional costuma colocar os ainda alunos em um estado de certa perplexidade em função do profundo e abrupto corte que se dá em suas vidas. Rompe-se um cordão umbilical onde o preparo é a meta e passa-se a respirar uma nova vida onde a meta é a aplicação do que foi aprendido.
Um sonho longamente acalentado transforma-se, subitamente, em realidade. Alguns não sobrevivem, outros se desviam das metas, outros ainda sofrem com perdas passadas e outros ainda com frustrações do presente e com a insegurança do futuro. Tudo isso faz parte desse processo, nada disso é bom ou mau, tudo depende de como iremos reagir a tais situações.
O mais importante é que não percamos de vista o que está escrito em nosso diploma: somos Médicos, temos uma missão que é médica, temos a expectativa dos pacientes que atenderemos, temos a expectativa da sociedade a quem prestaremos nossos serviços, ou seja, teremos pela frente uma dupla responsabilidade, clínica e social.
A Medicina se dá no encontro entre o paciente e o seu médico. Todo o resto gira em torno desse evento. Exames, instituições, pagadores, dinheiro, status, ciência ou ensino não deverão jamais ofuscar a beleza e a riqueza do ato médico. São inúmeros os cantos das sereias, são inúmeros os chamados para realidades momentaneamente mais prestigiadas.
Mas a realidade, por mais sedutora ou mais dura que seja, não deve jamais nos fazer esquecer o sonho. Que essa realidade vivida a partir de agora possa, a cada vitória e a cada dificuldade, nos fazer lembrar de que temos uma missão de uma nobreza sem par; e que essa missão seja preservada como o bem mais precioso da nossa prática médica.
Bem vindos ao belo mundo da Medicina!