14.set.2025



O Brasil atual, mais consciente das suas circunstâncias, já espera de seus médicos e de seus paramédicos em especialidades sanitárias e higiênicas quer práticas que de investigação e de educação, que representem papéis sociais mais amplos ou mais compreensivos que os de simples médicos ou paramédicos do tipo puramente clínico, por mais senhores de técnicas clínicas que se apresentem com desprezo pelas sanitárias ou higiênicas que sejam sociomédicas.

Gilberto Freyre (Médicos, Doentes e Contextos Sociais)

Leia mais

Você sabia que o compositor e jornalista Alfredo Le Pera estudou Medicina?

Conheça aqui algumas pessoas de formação em Medicina, mas que ficaram famosas em outras profissões.

Biblioteca
Já PublicadosPrefácios
Já Publicados

Iátrica, a Arte Clínica

A palavra iátrica vem do grego iatrikós, e significa "a arte de curar". Arte esta que vem sendo abordada no primeiro livro publicado por Luiz Roberto Londres. Ele fala sobre as transformações na Medicina e nos médicos ao longo dos últimos anos, principalmente com a evolução tecnológica de equipamentos.

"Iátrica, a Arte Clínica" adverte sobre o afastamento do ser humano da medicina e que, por causa de modernos aparelhos, o paciente deixou de ser o objetivo principal do médico. Trata-se de uma inversão de valores com relação à prática médica, pois hoje é a Medicina que serve de instrumento à tecnologia, quando deveria ser justamente o contrário.

Quem teve a oportunidade de ser atendido por um médico de família, hoje uma espécie em extinção, sabe a falta que ele tem feito nos dias atuais. A Medicina existe para tratar pessoas. Iátrica aponta para um futuro em que os médicos possam ser mais humanos e que analisem o paciente não apenas biologicamente, mas como seres biopsicossociais.

« Voltar





Home | Links de Interesse | Direitos de Uso

Desenvolvido por Canvas Webhouse
2007 - Todos os direitos reservados - Luiz Roberto Londres