22.out.2025



Não há patologia objetiva. Pode-se descrever objetivamente estruturas ou comportamentos, mas não se pode chamá-los de "patológicos" com base em nenhum critério puramente objetivo. Objetivamente, só se pode definir variedades ou diferenças, sem valor vital positivo ou negativo.

Georges Canguilhem (O Normal e o Patológico)

Leia mais

Você sabia que a apresentadora do programa Pequenas Empresas Grandes Negócios, Esther Jablonski, é formada em Medicina com especialização em psiquiatria?

Conheça aqui algumas pessoas de formação em Medicina, mas que ficaram famosas em outras profissões.

Biblioteca
Já PublicadosPrefácios
Já Publicados

Iátrica, a Arte Clínica

A palavra iátrica vem do grego iatrikós, e significa "a arte de curar". Arte esta que vem sendo abordada no primeiro livro publicado por Luiz Roberto Londres. Ele fala sobre as transformações na Medicina e nos médicos ao longo dos últimos anos, principalmente com a evolução tecnológica de equipamentos.

"Iátrica, a Arte Clínica" adverte sobre o afastamento do ser humano da medicina e que, por causa de modernos aparelhos, o paciente deixou de ser o objetivo principal do médico. Trata-se de uma inversão de valores com relação à prática médica, pois hoje é a Medicina que serve de instrumento à tecnologia, quando deveria ser justamente o contrário.

Quem teve a oportunidade de ser atendido por um médico de família, hoje uma espécie em extinção, sabe a falta que ele tem feito nos dias atuais. A Medicina existe para tratar pessoas. Iátrica aponta para um futuro em que os médicos possam ser mais humanos e que analisem o paciente não apenas biologicamente, mas como seres biopsicossociais.

« Voltar





Home | Links de Interesse | Direitos de Uso

Desenvolvido por Canvas Webhouse
2007 - Todos os direitos reservados - Luiz Roberto Londres