Medicina Intensiva Cardiopulmonar
Luiz Roberto Londres
Prefácio escrito para o livro 'Medicina Intensiva Cardiopulmonar', de Marcelo Vieira Gomes, Felipe Camilis, Arthur Vianna e Flávio Nácul
Minhas palavras independem desse livro e são bastante objetivas. São dirigidas a profissionais com os quais tenho orgulho de trabalhar. São escritas para que os que lerem esse livro (ou pelo menos para aqueles que lêem prefácios) saibam do peso que o diretor de uma instituição como a Clínica São Vicente dá a um grupo de jovens médicos que fizeram dessa casa a sua casa médica; e que muito mais do que apenas desempenharem (muitíssimo bem) as suas tarefas assistenciais, entendem e praticam outros pontos que estavam esquecidos da prática médica e aos quais eles sempre se dedicaram: a procura de uma excelência que contemple tudo o que a Medicina e os seus pacientes precisam.
Desde Hipócrates sabe-se que a Medicina não se esgota em sua objetividade de ações imediatas. Uma boa prática deve ser dirigida ao paciente em questão e, além disso, ter os conhecimentos de cada caso acumulados, questionados, cotejados e repassados para terceiros; ou seja, atividades de pesquisa e ensino não devem estar separadas de uma prática que queira ser completa. Esse livro reúne tudo isso:
- É resultado da ação de um grupo de médicos que fez de sua unidade de tratamento intensivo um padrão e uma referência que transcendem a nossa região, conseguindo resultados superiores à média mundial (medidos pelo método Apache).
- É resultado de observações, acumulação de saber, pesquisas e comparações, questionamentos e dúvidas, revisões de métodos, procura de falhas, em suma, tudo o que necessário fosse para que os dados espelhassem a realidade científica.
- E é apresentado à comunidade médica brasileira para repartir com ela seus conhecimentos contribuindo assim para o aprimoramento de todos aqueles que dele tomarem conhecimento.
Dr. Marcelo Vieira Gomes está conosco há 15 anos. Desde o início tornou-se meu consultor pessoal e institucional no encaminhamento e direcionamento de nossas atividades médicas. Um sem número de passos da Clínica São Vicente tem o seu incentivo, as suas idéias, a sua participação. É o responsável pela formação e treinamento de um sem número de médicos que estão ou passaram por nossa instituição. E é um ferrenho defensor de tudo o que se refira a qualidade, seja ela clínica ou não.
Os Drs. Felipe Camilis, Arthur Vianna e Flávio Nacul são membros dessa equipe que faz do Centro de Tratamento Intensivo da Clínica São Vicente um centro de excelência em Medicina Crítica, reconhecido em todo o Brasil. É um prazer e um privilégio poder trabalhar com um grupo de médicos que tanto engrandece a tarefa médica.
« Voltar